Como planejar uma VIAGEM DO ZERO?

Se você está organizando a sua primeira viagem, pode estar se perguntando qual o primeiro passo?

É natural ficarmos perdidos ao planejar nossa primeira viagem, sem saber por onde começar. Muitas pessoas fecham com uma agencia de turismo para evitarem qualquer contratempo durante o processo. Mas é possível, VOCÊ INICIANTE, fazer tudo sozinho, sem ter que gastar seu precioso dinheiro com o auxílio de um profissional.

1º Passo:

A primeira coisa que precisamos definir é o destino.

Parece óbvio, mas ele é a chave para muitas das próximas decisões. Você deve levar em consideração o tempo que vai durar a viagem, o quanto pretende gastar, clima na época desejada e gostos pessoais.

Tendo isso em mente, vamos dizer em nosso exemplo que optou por ir aos Estados Unidos curtir os parques de Orlando e claro, fazer muitas compritchas!

2° Passo:

Passaporte e Vistos.

Para todos os países que não pertencem ao Mercosul, é obrigatório a apresentação do Passaporte. Se esta for a sua primeira emissão, o valor cobrado atualmente (2022) é de R$257,25 e você pode acessar o site da Polícia Federal para iniciar os trâmites de emissão do documento.

Passaporte em mãos, pronto, você está habilitado a viajar para quase todo o mundo. Quase? Como assim?

Alguns países exigem também o Visto para estrangeiros, que é o caso dos Estados Unidos, que estamos usando em nosso exemplo. Vale lembrar que cada país tem o seu tramite especifico para emissão do Visto. No caso dos Estados Unidos, consulte o nosso post com o passo a passo.

3° Passo:

Passagens.

Uma das partes mais caras da nossa viagem, sendo assim não podemos comprar a primeira que aparece… é necessário pesquisar!

Gosto muito de monitorar os preços no Passagens Promo, Skyscanner e Kayak, pois é possível acompanhar os valores de todas as companhias aéreas que operam aquele destino em um único lugar.

4° Passo:

Roteiro.

Pensou que fosse o hotel né? Esse é um engano que muitos iniciantes cometem.

Precisamos definir o roteiro para entendermos se vale a pena ficar todos os dias no mesmo hotel, ou se de acordo com a programação é melhor fechar dois ou mais e facilitar a locomoção entre as atrações.

Orlando possui mais de 30 parques temáticos e seria impossível em duas semanas, por exemplo, conhecer todos. Por isso faça uma relação dos que mais lhe atraem e defina quanto tempo da viagem quer gastar em parques, deixando alguns dias para explorar a cidade e fazer compras.

Vai por mim, é essencial dar uma quebrada na programação de parques, pois eles são enormes e passamos o dia todo em filas, embaixo do sol, andando pra caramba e quando voltamos ao hotel estamos acabados.

5° Passo:

Locomoção.

Na minha opinião um carro é mais que bem vindo quando o assunto é Orlando. Ele lhe proporcionará maior liberdade na programação, praticidade e conforto. Mas independente de qual seja o seu destino, é importante pesquisar se há boa oferta de transporte público, se eles cobrem os pontos de interesse, valor da tarifa, calcular o custo da locação de um carro, gasolina, se é tranquilo parar na rua ou se também terá que gastar com estacionamentos e colocar tudo na balança e ver o que compensa mais para o seu roteiro.

6° Passo:

Hotel.

Agora sim, o hotel é outra boa parte dos seus gastos de viagem. Então é importante definir bem os seus gostos pessoais.

Hostels são infinitamente mais baratos do que Resorts, porém não há mordomias. Defina padrões e pesquise algo nesse nicho, olhe bem as referências e pesquise a região para não ter surpresas. Eu gosto muito de usar o Airbnb, os preços são muito atrativos e tem opções para todos os gostos.

7° Passo:

Dinheiro.

Eu sempre prefiro viajar com parte do dinheiro em espécie e contar também com um cartão de crédito internacional. Há ainda a opção de adquirir um Travel Card, é como se você comprasse créditos em Real e eles são convertidos em Dólar ou Euro.

8° Passo:

Seguro viagem.

Por mais que doa no coração, esse é um gasto necessário e obrigatório. Imprevistos acontecem e é bom estarmos preparados caso haja uma infelicidade.

Mas fique tranquilo! Preparamos um descontão para você junto à Seguros Promo, acessando o nosso link, com o cupom de desconto BACKTOTRIP5.

Pronto, agora é só contar os dias para sua tão sonhada viagem à Disney e preparar as malas, mas isso fica para um próximo post 🙂

Gostou? Comenta aqui para eu saber e partiu mundão!

Seguros Promo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × um =