Vale a pena passar o Natal em Nova York?

Eu não sei você, mas eu cresci influenciada pelos filmes de Natal da Sessão da Tarde e por esse motivo, Nova York nessa data é mágico para mim! Recomendo quem puder passar por essa experiência, que vá ao menos uma vez na vida.

É incrível o quanto a cidade consegue envolver os visitantes nesse clima de confraternização, com muitas luzes, decorações, músicas e atrações especiais para a ocasião.

As festividades de Natal em Nova York começam na primeira semana de dezembro, logo após as celebrações do Thanksgiving, Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos.

Natal em Nova York é considerada a época de altíssima temporada com grande número de turistas, atrações lotadas e hospedagens caríssimas.

A melhor forma de aproveitar essa época sem passar perrengues é programar um roteiro com muita antecedência e não deixar nada para a última hora.

Decoração na Sexta Avenida, com o Radio City Music Hall ao fundo.

Como é o clima no Natal em Nova York?

Oficialmente, o inverno começa apenas no dia 21 de dezembro, porém as baixas temperaturas estão presentes desde novembro.

A temperatura média de Nova York em dezembro fica entre 0° / 7°C.

O começo do mês ainda tem um clima mais ameno, com temperaturas de outono, entre 10° e 15° na média, porém os números começam a despencar a partir da segunda semana.

A média de chuva para o mês é de8 dias e pode ser considerado bem chuvoso. O guarda-chuva costuma ser um parceiro inseparável nas andanças pela cidade.

Faça uma mala caprichada com roupas de inverno para não passar frio, porque as principais atividades da cidade são em locais abertos e o vento gelado dá uma castigada.

Apesar das baixas temperaturas, dezembro é o mês que menos neva em Nova York, isso porque o inverno começa oficialmente apenas no dia 21. Sendo assim, a probabilidade de nevar antes de janeiro é muito baixa!

O que fazer no Natal em Nova York?

Atividades não faltam para quem deseja curtir o clima natalino. Além das decorações, há também atrações especiais para a ocasião em várias partes da cidade.

Se vai viajar para Nova York pela primeira vez, faça uma lista dos principais pontos turísticos para visitar e inclua essas outras atividades natalinas para complementar o roteiro.

A decoração majestosa do Hudson Yards

Atrações de Natal

📌 Tour Luzes de Natal em Nova York: entre os dias os dias 12 de dezembro e 6 de janeiro, é possível realizar um Tour Luzes de Natal a pé, com duração de 2 horas. O trajeto percorre as principais decorações de Natal de Nova York, com guia em português para contar as curiosidades e histórias de cada local.

📌 Árvore do Rockefeller Center: a decoração da famosa árvore de Natal do Rockefeller Center fica acesa durante o mês de dezembro e vai até o primeiro final de semana de janeiro. Este é um ponto muito tradicional e não pode ficar de fora do seu roteiro.

📌 Decorações de Natal da Quinta Avenida: A 5ª avenida é muito famosa pelas lojas de marcas de luxo e pelo glamour que as vitrines representam para o mundo inteiro.

Na época do Natal, as lojas da região, consideradas “flagships” – lojas-conceitos, investem fortunas nas decorações das fachadas externas.

Caminhe pela Quinta Avenida entre as 45th Street e 55th Street, onde estão concentradas as lojas mais iluminadas e as mais famosas.

Destaque para a decoração especial da Saks Fifth Avenue com shows de luzes e músicas que acontecem diariamente a partir das 17h.

📌 Dyker Heights – Casas decoradas no Brooklyn: os moradores deste bairro investem milhares de dólares para decorar as fachadas de suas casas e uma multidão de turistas vai para o bairro para apreciar este momento.

Geralmente, as primeiras casas começam a ser decoradas no começo de dezembro e ficam iluminadas até o final do mês.

Dyker Heights, no Brooklyn, é um pouco distante de Manhattan, é possível ir de metrô, porém a maioria dos turistas contrata empresas de turismo com guia local. 

📌 Basquete da NBA: uma tradição nos EUA é assistir aos jogos natalinos de basquete da NBA.

Em Nova York, o grande time da cidade é o New York Knicks, que joga suas partidas no lendário Madison Square Garden, no coração de Manhattan.

Se preferir, pode assistir também o Brooklyn Nets, com jogos realizados no Barclays Center, no Brooklyn, muito fácil de chegar de metrô.

📌 Pistas de Patinação no gelo: Patinar no gelo em Nova York é um sonho de muitos turistas e é uma atividade muito tradicional para fazer no inverno.

Os rinques de patinação mais conhecidos são: Bryant Park, Rockefeller Center, Central Park – Wollman Rink.

📌 Holiday Market – Feirinhas Natalinas: a famosa feirinha de Natal em Nova York conta com espaços abertos, onde são reunidas dezenas de artistas e pequenas empresas locais que vendem produtos variados e de decoração de Natal, além de opções de comidas típicas.

As feiras abrem na primeira semana de dezembro, ficam abertas até a véspera de Natal e estão localizadas no Bryant Park, Columbus Circle e Union Square.

📌 Musical Quebra Nozes – The Nutcracker:

é um espetáculo encenado todos os anos pelo New York City Ballet, com várias apresentações no espetacular Lincoln Center.

A coreografia do consagrado George Balanchine’s e a música por Peter Ilyitch Tschaikovsky fazem do musical um dos eventos tradicionais de Nova York.

As apresentações são realizadas em dezembro e os ingressos são muito concorridos em toda temporada.

Se você é fã de O Quebra Nozes garanta seu lugar com antecedência no musical e não perca a oportunidade de conhecer o belíssimo Lincoln Center.

📌 Christmas Spectacular – Musical Natalino: este musical é o evento que tem por tradição “abrir” oficialmente a temporada de espetáculos natalinos em Nova York.

A apresentação de 90 minutos conta com o tradicional grupo The Rockettes, além de apresentações de danças, músicas especiais e efeitos especiais.

Hudson Yards, com o Vessel ao fundo

Ceia de Natal em Nova York

Muitos turistas escolhem comemorar a véspera e o dia de Natal em Nova York, mas deixam para a última hora a escolha do restaurante. Não faça isso!

Nova York tem mais de 25 mil opções de restaurantes, mas nessa época precisa reservar com antecedência para evitar filas e garantir seu lugar.

O Open Table é o melhor site para reserva sua mesa de forma gratuita e ainda tem uma lista atualizada dos restaurantes disponíveis no Natal, inclusive com valores do menu e tudo mais.

A maioria dos estabelecimentos cria um cardápio com preço fixo para a ocasião que oferece entrada, prato principal e sobremesa.

Lojinha de Natal sobre rodar

Espero ter ajudado com estas dicas e te inspirado a conhecer a mágica de Nova York no Natal.

Me conta aqui nos comentários se você já esteve lá nesse período ou se tem vontade e o que mais gostaria de fazer.

Um grande beijo e partiu mundão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − doze =